quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Propostas para gerar empregos

Em resposta a um questionamento, achei interessante reforçar neste espaço o que nós do PSTU defendemos para gerar mais empregos.

Os índices do Dieese indicam taxas de desemprego de 13%, soma-se a isso uma taxa ainda maior de 36% de trabalhadores informais, com trabalho precarizado, sem direito a férias nem décimo terceiro salário.

Sabemos que a taxa de desemprego alta é uma política de Estado, pois as grandes empresas precisam de um exército de desempregados para pressionar os que estão empregados a aceitarem baixos salários com medo do desemprego.

 
Nossas propostas defendem, inicialmente, a redução da jornada de trabalho para 36 horas, sem redução de salários, o que poderia gerar sete milhões de empregos, segundo Paulo Paim. Reivindicamos a reforma agrária, que poderia gerar 21 milhões de empregos, de acordo com a Via Campesina. Propomos ainda um plano de obras públicas que absorva todos os outros desempregados par a construção de casas populares, hospitais e redes de saneamento básico.

Os recursos para as obras públicas viríam do não pagamento das dívidas externa e interna, que a população deste país já pagou muitas vezes.

Do nosso estado, por mês, 18% do que se arrecada vai  para pagamentos de juros da dívida com o governo Lula, propomos também o não pagamento desta dívida que só serve para aumentar os lucros de poucos banqueiros e que deixam milhões de pessoas sem emprego, moradia, atendimento de saúde e educação de qualidade.

Além disso, defendemos que os incentivos fiscais e os subsídios não sejam mais  concedidos as grandes empresas, como a GM por exemplo, e que sejam distribuídos às pequenas e médias empresas, para as lojas pequenas dos bairro, pois apartir disso se gerariam muitos mais empregos do que as multinacionais que só visam o lucro, que recebem os incentivos e deixam de pagar impostos.

A própria GM por ano deixa de pagar só de impostos R$ 4 milhões, e ja tem 10 anos de GM, portanto 400 milhões de reais que podiam gerar mais empregos, foi para fora do país socorrer a matriz que quase quebrou na crise do ano passado.

Estas são algumas medidas emergenciais para geração de empregos.

Votar nas candidaturas do PSTU é reforçar estas politicas.

Dia 3 é 16, o voto contra burguês.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário