segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O BRASIL NÃO É UM PAIS INDEPENDENTE


Nós do PSTU consideramos o dia da Independência como um dia de luta, pois o Brasil não é um país independente. Após a independência política formal, outras formas de dominação e dependência surgiram e se mantém até hoje. Portanto não temos por que comemorar algo que não existe.


As políticas adotadas por Lula são ditadas pelo imperialismo, que segue a risca a cartilha neoliberal iniciada com Collor e depois FHC, que entrega as riquezas do Brasil, as privatizações são um exemplo disso, como a venda da Vale do Rio Doce.
 
Outro exemplo é o pagamento das dívidas externa e interna. Apesar de falar que o Brasil “rompeu com o FMI”, Lula continuou pagando a dívida e agora ficará, provavelmente para Dilma, aplicar todas as reformas exigidas pelo imperialismo, como a previdenciária. 

O pagamento das dívidas determina a implementação de um plano econômico que mantém baixos os salários dos trabalhadores. Para não aumentar os salários, o governo do PT repete as mesmas desculpas dos governos tucanos. Diz que o governo não tem dinheiro para pagar os aposentados e que as despesas da Previdência são maiores que as receitas. Não haverá independência enquanto não nos livrarmos das amarras de uma dívida ilegítima e do imperialismo.

Temos muito ainda o que fazer para atingirmos a verdadeira independência, para tornar nosso país soberano e  a altura para adotar políticas que atendam a população nas suas reivindicações mais urgentes.

O fato é que a independência do Brasil ainda não foi feita. A independência política formal não acabou com nossa subordinação aos grandes centros do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário