segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os marqueteiros e a campanha eleitoral.


Na campanha eleitoral os políticos e os grandes partidos tradicionais, fazem pesquisas encomendadas pelos marqueteiros, um pessoal contratado a peso de ouro, ou seja, profissionais que fazem com que um produto seja aceito e comprado por um público alvo.

Eram os marqueteiros que faziam as propagandas de cigarros, onde associavam a um determinado cigarro uma conquista no esporte ou algum benefício, uma propaganda que ficou célebre foi “levar vantagem em tudo”, quem fumasse determinado cigarro recebia vantagem. Nunca se soube sobre o quê mesmo!

Assim as indústrias tabagistas induziram muitas pessoas a começar a fumar, a adquirir um hábito que prejudica a saúde, causando inúmeras doenças, sendo a mais grave o câncer. Dessa forma as indústrias do cigarro fazem fortunas à custa da dependência química e psicológica dos fumantes.

São esses profissionais, os marqueteiros, que agora ditam o que um candidato deve falar, o que deve usar, como o candidato deve se apresentar e onde o candidato deve estar. Os marqueteiros e suas pesquisas tentarão induzir os eleitores a votar em determinado candidato. Igual ao cigarro os candidatos estarão associados a alguma idéia central, que em geral é algo que faz pensar que este pode ser comprado, ou no caso apoiado.

Nas eleições o que define um candidato é o programa que ele defende e quem financia este candidato. Depois identificar a serviço do que estará subordinada sua candidatura e que políticas defenderá na campanha.

O programa é decisivo, pois estabelece as diretrizes das reivindicações da classe social que pertence à candidatura. Assim candidaturas da burguesia defenderão a continuidade da sociedade capitalista, da exploração sobre os trabalhadores, do controle da riqueza e da acumulação dela. Só que isso não será dito, por isso as candidaturas da burguesia, que estão representadas pelos grandes partidos, usarão os marqueteiros que atuarão e desempenharão um papel central. É igual ao cigarro, as pessoas pensariam duas vezes antes de começar a fumar se soubessem os riscos do cigarro.

O financiamento é outro ponto central nesta avaliação, uma candidatura financiada por empresas e empresários não tem independência política, pois além de não denunciar a exploração a que são submetidos os trabalhadores, uma vez eleito terá que pagar a conta, aprovando leis que beneficiem as empresas e os empresários. As indústrias de cigarros financiam candidatos e os grandes partidos tradicionais.

Para finalizar é importante reconhecer a serviço de quem mesmo estará à candidatura, que classe social terá seus interesses defendidos durante a campanha. Não podemos apoiar candidatos que são preparados por marqueteiros e só dizem aquilo que na maioria das vezes induzem a uma escolha errada.

Participe das eleições, apóiem candidaturas que defendam única e exclusivamente os interesse da nossa classe trabalhadora e o socialismo.

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