terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fora as tropas de ocupação, EUA NO IRAQUE e LULA NO HAITI.


No final do mês os EUA prometem retirar suas tropas do Iraque, no entanto ainda permanecerão 50 mil soldados norte-americanos no Iraque para treinarem as forças de repressão iraquianas contra o terrorismo. Só que a bem da verdade, de acordo com os números das vítimas civis iraquianas e o que aconteceu na prisão de Abu Ghraib, o terrorismo foi praticado, de fato, pelas tropas de ocupação que dizem ir embora.

Sete anos de massacres de uma população refém de forças imperialistas comandadas pelos EUA, que tinham um único objetivo, controlar as reservas de petróleo iraquianas. Pois como apontou o próprio relatório da CIA, não foram encontradas armas de destruição em massa, que seria o pretexto para invadir o país.

Milhões de dólares foram gastos em uma invasão que matou, mutilou e transformou em ruínas um país. Temos acordo que Sadam era um ditador e que não devia permanecer no poder, no entanto deveriam ser os trabalhadores iraquianos e a população do país que deviam acabar com o autoritarismo de Sadam.

As tropas imperialistas não deveriam ter invadido o Iraque, não existe pretexto que justifique tamanha agressão. Devemos defender os trabalhadores iraquianos, pois a classe trabalhadora é internacional.

Assim como defendemos que Lula retire as tropas brasileiras do Haiti, são seis anos de ocupação militar que não se sustenta e que infelizmente uma catástrofe fez com que essa situação se tronasse mais visível. O terremoto acabou denunciando que as tropas não estão lá para prestar ajuda humanitária, é um argumento que se assemelha ao utilizado para invadir o Iraque, pois o país se encontra em ruínas e com a população ainda vivendo em barracas e péssimas habitações, recebendo o pior salário das Américas e com condições de trabalho e jornadas degradantes.

O que as tropas, na verdade, estão fazendo no Haiti é garantir o lucro das grandes empresas têxteis norte-americanas, é por essas e por outras razões, que Lula foi considerado “o cara” por Obama, pois garante com tropas brasileiras os lucros do imperialismo em um país pobre. O Haiti precisa é de um exército de médicos e  que os recursos públicos destinados a ocupação sejam revertidos em alimentos e água.

Por essas razões nós do PSTU defendemos a retirada imediata de todas as tropas do Haiti, e a saída das tropas de ocupação de outros países, como é o caso do Afeganistão.

Devemos exigir de Lula e dos candidatos a retirada das tropas brasileiras do Haiti.

Pela soberania e autonomia dos povos.

A classe operária é internacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário