terça-feira, 31 de agosto de 2010

A DISPOSIÇÃO PARA LUTAR IMPEROU NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ontem na audiência pública, realizada para ouvir a população sobre o fechamento da escola Santa Rita, ficou nítida a disposição da comunidade escolar, professores e estudantes para lutar na defesa da escola.

O espaço foi pequeno para abrigar quase quinhentas pessoas, que em sua maioria manifestavam-se a favor da escola técnica, mas contra perder uma escola do município. O desespero da prefeitura é grande, pois está perdendo o debate e não é pra menos, quem é que apóia o fechamento de escolas. Esta situação ficou evidente em uma denúncia feita pela diretora da escola Santa Rita, que cobrou da secretária da educação porque outras escolas municipais receberam ônibus, para levar estudantes até a audiência, enquanto a escola Santa Rita não recebeu a mesma atenção, além disso, a audiência estava repleta de CCs e de cabos eleitorais dos candidatos do PT, que tentavam intimidar as pessoas em suas manifestações de apoio à escola Santa Rita.

As falas abertas ao público em sua maioria defenderam a escola e indicaram alternativas para resolver o impasse, as manifestações de apoio a prefeitura não tiveram boa recepção na audiência.

A única conclusão que se pode chegar do resultado da audiência pública é o que ficou sintetizado na fala de uma das professoras da escola, ou seja, a disposição de lutar para manter aberta a escola pública Santa Rita e o orgulho por poder dizer que fez parte desta luta.

O que fica é a necessidade da comunidade da COHAB e arredores de fazer uma grande manifestação pública, para demonstrar de vez o tamanho da sua indignação e de levar a sua revolta até a porta da prefeitura e chamar para o diálogo quem pode resolver este impasse logo, a prefeita e professora Rita Sanco.

Nós do PSTU estamos juntos com a comunidade da COHAB na defesa da escola. E acreditamos na moblização e ação direta da população. Estivemos na luta contra o governo corrupto da Yeda, realizamos em Gravataí um ato que movimentou a cidade, dirigido pelo 22° núcleo do CPERS, mas com a militância do PSTU presente na organização.
Precisamos repetir a dose, direcionar nossa reivindicação, envolver a comunidade e fazer o grito ultrapassar as barreiras do estado.
O governo Lula concedeu quase 700 milhões para GM, será que não tem três milhões para construir uma escola?

Um comentário: