Quem quer a secretaria da educação?
Existem noticias que falam bem mais do que a matéria expressou, refiro-me ao que li em um jornal que trazia uma preocupação do governo Tarso, sobre uma área chave para o desenvolvimento do estado: a educação, e quem pode ser o nome da pasta?
A matéria abordou a dificuldade do futuro governo em escolher quem vai ficar com esta secretaria. Salientando os números que dispõem e as demandas já existentes.
A sociedade está exigindo melhorias na educação e os governos não respondem a altura o compromisso com as futuras gerações, deixando a excelência da educação a quem puder pagar.
A dificuldade em escolher alguém para assumir a tarefa se explica facilmente e aí reside o que a matéria trouxe para além das linhas escritas. Pois seria fácil escolher alguém se o compromisso fosse valorizar os educadores, colocar pesados recursos na área, implementar a formação continuada e fazer valer de fato os atuais planos de carreira, dos professores e dos funcionários.
Seria fácil escolher alguém se os planos de Tarso fossem pagar o piso salarial no básico do magistério, no entanto ao que tudo indica não é isso que veremos.
O Tarso vai tentar instituir um projeto que já foi derrotado aqui no estado e que onde foi gestado e aplicado não atingiu os objetivos e atualmente recebe criticas da própria formuladora. A tal da meritocracia, que foi derrotada, pois a Yeda não conseguiu aplicar e não deu certo nos EUA, sendo que a responsável pelo plano hoje é a mais feroz critica do projeto.
Portanto um plano que não encontra espaço, porque é atrasado e tem inúmeros problemas que a sociedade precisa conhecer com propriedade.
Afinal, lembremos que foi o próprio Tarso, quando ministro da educação que criou o PDE, um plano nacional que orienta a educação em todos os municípios e estados, onde a valorização por desempenho é o norte do plano.
E é por isso que está difícil arranjar alguém, porque estará colocado novamente este debate em torno da premiação para quem atingir as metas que o governo estipular, e este alguém terá pela frente uma missão espinhosa, vai ter que enfrentar uma categoria que já deu mostras do que é capaz para defender suas conquistas, quem não lembra é só perguntar para Yeda e no caso, também, para a Mariza Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário