sexta-feira, 23 de julho de 2010

Maus ventos o trazem...

Infelizmente ontem o estado foi sacudido por um tornado que desabrigou muita gente, minha solidariedade com estas pessoas.

Mas se ontem tivemos um tornado que destruiu parte da serra gaúcha, também tivemos a visita do Serra que será um tornado para os direitos dos trabalhadores.

O candidato do PSDB e da Yeda, que governava São Paulo, cidade dos alagamentos, do caos do transporte público e que na última greve dos educadores, mandou a policia bater em professores, divulgou um pouco mais da essência do seu projeto de governo.

Refiro-me a mudanças na previdência, que, aliás, não é só o PSDB que está comprometido com isso, à candidata do PT, a Dilma, também já anunciou sua disposição para uma nova reforma da previdência.

Desde 1991, quando o governo Collor impôs a desvinculação das aposentadorias do salário mínimo, elas vem sofrendo uma profunda defasagem. Quem ganhava dois salários mínimos na época da desvinculação hoje ganha apenas um. E para, além disso, o governo FHC criou o fator previdenciário, que obriga o trabalhador a adiar o pedido de aposentadoria, pois a conta diminui o valor da aposentadoria, conforme a expectativa de vida das pessoas, assim se aumentar a expectativa de vida diminuiu o salário da aposentadoria. E sempre é bom lembrar que Lula, recentemente vetou o fim do fator previdenciário que tinha sido derrubado na Câmara e Senado.

No entanto não se ouve nada destes candidatos no que diz respeito à aposentadoria dos ex-presidentes, que se aposentam com seu salário integral para o resto da vida, as aposentadorias dos ex-governadores, por exemplo, a Yeda, vai se aposentar com um salário de 21 mil reais. Acho que estas anomalias é que tem que entrar na discussão e não a aposentadoria de quem constrói este país de fato, os trabalhadores.

Nossas propostas são de duplicar as aposentadorias, relacioná-las com o reajuste do salário mínimo e acabar com o fator previdenciário.

Portanto se Serra será um tornado para os direitos dos trabalhadores, Dilma não será só uma marolinha, a ventania poderá derrubar muitas coisas.



2 comentários:

  1. Olá! Gostei. Já notei que você tem bastante inspiração. Preciso de material para fazer campanha.

    Luiza

    ResponderExcluir