A reorganização em curso.
Parabéns a oposição metalúrgica e a juventude do PSTU e ANEL.
Este ano surgiu uma chapa de oposição para a eleição dos metalúrgicos de Canoas, após 20 anos sem nenhuma oposição um grupo, da atual direção cutista, rompeu e organizou uma alternativa a chapa da CUT.
A oposição contou com o apoio da CSP-Conlutas, da juventude do PSTU e da ANEL, que fizeram a campanha dialogando na porta da fábrica com os operários, as manhãs frias não impediram que se intensificasse em Canoas o que acontece no país, um processo de reorganização sindical.
O resultado das eleições é muito significativo e fortalece este processo, a chapa 2, de oposição, fez os 33,94% dos votos válidos resultado importante e que aponta para o desgaste da direção cutista que, como em todo canto do país, já não organiza a luta contra a exploração dos patrões e dos governos, sendo em muitos casos aliados diretos das políticas que são contra os interesses dos trabalhadores.
A chapa 1 da situação obteve 66,06% dos votos. A chapa 2 não ficou com a vitória, mas o recado foi dado: existe uma oposição e ligada as lutas e enfrentamentos contra patrões e governos. A formação da chapa de oposição nas eleições foi só o primeiro ato, é o inicio de um grupo que vai se desenvolver em sintonia com o processo nacional de reorganização, que cresce na medida em que a burocracia sindical entrava e interfere nas lutas e conquistas da classe trabalhadora.
Valeu juventude, valeu oposição, a reorganização saiu fortalecida!