domingo, 20 de março de 2011

Assine petição publica pela liberdade dos presos políticos!

Liberdade aos presos políticos!

A visita de Obama ao Brasil precisa ser observada com muita cautela. Foi isso que mais de 400 militantes, de várias organizações, estavam fazendo em frente à embaixada americana no Rio de janeiro, na sexta-feira do dia 18.

As criticas sobre a visita de Obama são de várias ordens e vão desde salientar as tratativas dos negócios favoráveis aos norte-americanos, com relação ao pré-sal e a entrada de produtos estrangeiros, prejudicando as empresas nacionais, passando pela interferência dos EUA em várias partes do mundo como foi no Iraque, até o papel que cumpre o governo brasileiro no Haiti a serviço dos interesses das empresas norte-americanas.

Em frente à embaixada no Rio o ato era pacífico, realizado com discursos e palavras de ordem e com faixas salientando a necessidade do ato. Mas infelizmente algum infiltrado atirou um molotov contra a embaixada, atitude repudiada por todos no ato, no entanto foi o suficiente para a policia de Sérgio Cabral sair prendendo pessoas indiscriminadamente, ao total temos 13 presos políticos, militantes e ativistas que não tem nenhuma participação com a manobra executada para deslegitimar o ato contra a visita de Obama.

Ninguém pode concordar com a agressão sofrida pelo trabalhador da embaixada, tampouco se pode concordar com a prisão de pessoas injustamente, pois não existem provas para sua detenção. Obviamente esta detenção só cumpre o papel de aumentar a criminalização dos movimentos sociais e de tentar diminuir os outros protestos que estão marcados, além de desviar a verdadeira discussão que se precisa fazer da visita de Obama.

O governo do Rio deve apresentar as provas contra os militantes, se não esta detenção é arbitrária e injusta, a justiça deve acolher os pedidos de Habeas Corpus e soltar imediatamente os presos políticos, os primeiros no governo Dilma.

Vivemos em um mundo onde a luta pela democracia e direito de manifestação tem se intensificado, chegando a levar as ruas grandes massas humanas, que com algumas perdas enfrentam regimes autoritários. Neste sentido estaremos na contramão da História se não repudiarmos as prisões dos 13 militantes, portanto exigimos a libertação de todos os presos, principalmente o um menor de idade, que pela lei não pode estar em uma prisão comum.











Nenhum comentário:

Postar um comentário