Uma palavrinha mais sobre as novas estrelas do parlamento!
Ouço críticas a população de São Paulo que elegeu o Tiririca, um palhaço, dizem que não tem condições de representação no congresso, aliás, o próprio na campanha usou uma frase que dizia que ele não sabia o que faz um deputado federal.
Concordo, mas não estamos muito longe de São Paulo, pois o que dizer da eleição de um goleiro, o Danrlei? Ele será um representante com condições de exercer um bom mandato no congresso?
Que critério alguém usa para votar nestas figuras?
Sinceramente, acho que até foi bom eu não ter sido eleito, seria muito ruim ter que ficar ouvindo as piadas do Tiririca no cafezinho ou ter que ficar ouvindo as façanhas do Danrlei, e olha que sou gremista.
Mas, bobagens a parte, o sentimento que leva votar nestas figuras ilustres é o mais superficial possível, o critério do voto é nutrido pela emoção e não pela razão, são figuras que emocionaram, divertiram, ajudaram de alguma forma as pessoas a suportar a vida dura que levam.
Claro que se mesclam neste sentimento despolitização e falta de alternativas, além de uma pitada de protesto, por termos uma classe política que se banqueteia da miséria alheia, e é respaldada num sistema eleitoral controlado pelos ricos.
Mas não é só destas figuras que temos que nos preocupar, como também não podemos esperar muita coisa deles, não vão para tribuna divulgar as lutas que estarão ocorrendo nem denunciar as irregularidades do sistema, serão do baixo clero como se costuma falar, a preocupação tem recair sobre os outros 511 eleitos, na verdade, só mudaram algumas moscas..., pois os eleitos são de partidos que já exercem o poder, que governam o país, estados e cidades e a vida continua ruim, não será no parlamento que vão mudar algo, estão eleitos para representar os interesses dos patrões contra os trabalhadores, uma prova disso será a nova reforma da previdência, acompanhemos a votação dos “representantes do povo”.
Acompanhemos a vida parlamentar das figuras ilustres, com certeza continuarão emocionando, mas o sentimento que irão despertar será outro, muito provavelmente de revolta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário