domingo, 24 de outubro de 2010

A comunidade pode derrotar a Rita e manter aberta a escola Santa Rita!

Derrotamos a Yeda é possivel derrotar a Rita.


Nós trabalhadores da educação estadual, realizamos nestes últimos quatro anos uma guerra contra um governo muito ruim para educação e demais serviços públicos, a Yeda foi à representante maior dos ricos e poderosos deste estado e colocou os recursos do estado a atender estes senhores.

Para, além disso, tentou retirar mais dinheiro das áreas sociais para sobrar, ainda, mais saciando a ganância da elite deste estado. Na educação tentou acabar com os planos de carreira dos professores, tentou de diversas formas e métodos, utilizou a mentira para enganar a população e a força para tentar calar os trabalhadores em educação, fomos recebidos todas às vezes na frente do Piratini com tropa de choque, cachorro, cavalos e até bomba.

Temos que lembrar também que a Yeda tinha uma base grande na assembleia legislativa, PMDB, PP, PTB além do PSDB e DEM, podia, portanto aprovar todos os seus projetos.

E por último teve ao seu lado os grandes grupos de comunicação, olhando este quadro parece que não tinha alternativa, uso da força, mídia, confusão da população e apoio no parlamento, uma combinação favorável a Yeda.

Só que tinha um componente que não foi bem avaliado pelo governo Yeda, a disposição para lutar dos trabalhadores em educação, que não mediram esforços para derrotar uma representante do pior da política deste estado e país que estava destruindo a educação pública.

A Yeda foi derrotada por uma categoria organizada por uma direção combativa. A direção atual do CPERS conduziu a luta no sentido de que para além da construção de apoio institucional era preciso colocar em marcha, nas ruas a defesa da escola pública.

Esse pequeno relato é só para dizer que mesmo nós tendo as dificuldades que tínhamos, mesmo tendo pouco tempo para organizar a luta e não tendo muitas vezes o apoio da comunidade, vencemos! Derrotamos um governo e seus planos contra população.

O Santa Rita é nosso! Tire sua mãos dona prefeita.

Portanto a luta em defesa da Santa Rita parte de um quadro favorável para a manutenção da escola. Apesar de a dona prefeita recorrer a métodos semelhantes à Yeda, tentando enganar a população com panfletos e tendo apoio da mídia local, tem do outro lado a disposição de luta dos professores e funcionários o apoio forte da comunidade escolar. Este último é um componente de qualidade, se nós trabalhadores da educação estadual, na nossa luta contra a Yeda, tivéssemos a comunidade ao nosso lado, como hoje pode contar a escola Santa Rita, já teríamos varrido a Yeda há mais tempo deste estado.

O apoio da comunidade fundamental para legitimar a luta justa dos colegas do município, aqui não se trata de defender a permanência de quem quer que seja na direção da escola, este argumento é rasteiro e sem sentido, nossa luta é pela permanência da escola atendendo os mil e quinhentos estudantes da comunidade.

Estamos do lado da comunidade contra esta insanidade da Rita e imbecis de plantão!

Sem ilusão no governo Tarso!
Uma palavrinha inicial sobre o futuro governo, nós não achamos que o governo Tarso será bom para educação, e não só pela composição de seu governo, nem por ser da ala mais direita do PT, mas mais por duas situações concretas, a primeira é por já ter dado diversas declarações comprometendo-se com agendas e propostas  de empresarios, como a agenda 2020, outra situação é que Tarso já foi ministro da educação e escreveu o PDE, que entre outras coisas instituiu a meritocracia como parâmetro para ajustar os planos de carreiras dos trabalhadores em educação, nos municipios e estados.



Ato público na quarta-feira, dia 27.

Nesta quarta, ao meio dia, participe do ato na frente da prefeitura, vamos mostrar nossa indignação contra a atitude da dona Rita de querer fechar uma escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário