sábado, 30 de outubro de 2010

NÃO VAMOS ESCOLHER O MAL MENOR

VALÉRIO ARCARY


Historiador, professor do Cefet/SP e membro do conselho editorial da revista Outubro

• Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra.
Se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra é você.

Sabedoria popular chinesa

Poucos dias nos separam do segundo turno das eleições presidenciais de 2010. Pela quarta vez, desde o fim da ditadura, haverá segundo turno. A campanha pelo voto útil em Dilma Rousseff aumenta sobre os militantes e eleitores da esquerda anticapitalista. Sob a pressão de uma eleição ainda apertada, a direção do PT abraçou um discurso catastrofista que quer apresentar a disputa entre Serra e Dilma como um armagedon político. Serra seria do mal, Dilma seria do bem. Uma análise marxista abraça um método menos emocional: é uma interpretação da realidade orientada por um critério de classe. Muitas vezes na história os governos dos partidos operários reformistas foram mais úteis para a defesa da ordem que os partidos da própria burguesia: protegiam o capitalismo dos capitalistas. Não indicamos aos trabalhadores a escolha do carrasco menos cruel.

Em 1989 os militantes que se organizam na corrente histórica que constituiu o PSTU chamaram a votar em Lula e o fizeram novamente em 2002. Já em 2006 e agora, convocam ao voto nulo. Duas indicações de voto diferentes. Por quê? Votamos em Lula em 1989, e em 2002, apesar de nossa discordância do programa do PT, porque a maioria dos trabalhadores confiava em Lula e não queríamos ser um obstáculo à sua eleição. Não tínhamos qualquer ilusão em um governo do PT, mas acompanhamos no voto, e somente no voto, a vontade do movimento da classe trabalhadora de levar Lula ao poder, depois de uma espera de vinte anos, alertando que estavam iludidos aqueles que tinham esperança que o governo iria romper com o programa neoliberal de ajuste dos governos de Fernando Henrique. O brutal ajuste de 2003/2004 nos deu razão. A manutenção da taxa de juros mais alta do mundo em 2010, ou seja, a remuneração fácil das aplicações dos rentistas, continua confirmando nosso prognóstico.

E agora, como em 2006, porquê não votaremos em Dilma, se a maioria do movimento organizado dos trabalhadores deseja derrotar Serra? Porque nos últimos oito anos o PT governou o Brasil ao serviço do capitalismo. Os trabalhadores sabem, também, que Lula governou ao serviço dos banqueiros, mas acham que não era possível uma política de ruptura. Os trabalhadores, em situações políticas de estabilidade da dominação capitalista, não têm expectativas elevadas, ou seja, não acreditam senão em reformas nos limites da ordem existente. Não acreditam que é possível porque perderam a confiança em si mesmos, portanto, na força de sua união e de sua luta.

O papel dos socialistas não pode ser o de reforçar essa prostração político-social, mas, ao contrário, o de incendiar os ânimos, inflamar a esperança, e combater a perigosa ilusão de que é possível regular o capitalismo. A tarefa daqueles que defendem o programa socialista consiste em demonstrar para os trabalhadores que era e é possível ir além. Era e continua sendo possível desafiar a ordem do capital. Nas ruas da França milhões de pessoas estão nestes dias impedindo Sarkozy de governar, e provando que a força da mobilização popular pode derrotar o capital.

O argumento simples da direção do PT é o mais eficaz, mas, também, politicamente, o mais infantil: Serra e Dilma são diferentes. É verdade. São, também diferentes do que eram décadas atrás. Muito diferentes. A Dilma que se uniu à resistência armada à ditadura merece respeito. O Serra presidente da UNE que foi para o Chile viver o exílio, também. Mas mudaram e para muito pior. São hoje, cada um à sua maneira, irreconhecíveis com o que foram na juventude.

Nos dizem que, apesar de tudo, Serra e Dilma não são iguais. Não obstante, isso não demonstra que Dilma mereça confiança. Essa opinião não é somente nossa. Não pode ser ignorado que as diferentes frações burguesas financiaram os dois no primeiro turno. Os instintos de classe dos banqueiros, industriais, fazendeiros, rentistas são certeiros. Não por acaso foram, também, generosos com Marina. E nos ajudam a lembrar que não é um bom critério envenenar a polêmica política com a pressão dos curtos prazos. É sempre no tempo de um presente imediato, às vésperas de mais uma eleição, que se agigantam as diferenças entre os candidatos, para encorajar o voto no mal menor, encorajando uma amnésia coletiva.

Que sejam diferentes entre si, portanto, não prova que Dilma mereça um voto sequer de socialistas conscientes. Qual deve ser o critério para aferir as diferenças? A direção do PT e até os camaradas do MST argumentam que as posições sobre privatizações, ou sobre as políticas assistencialistas, ou sobre a repressão às lutas operárias e populares, ou até sobre a relação internacional com os EUA e as outras potências imperialistas justificam o voto em Dilma. Não estamos de acordo com estes critérios. Não entendemos porque é necessário escolher entre um projeto burguês mais estatista e outro mais privatista, se ambos são anti-operários. Esse é um bom critério para quem aposta em um projeto nacional desenvolvimentista, portanto, capitalista, mas não deveria orientar o voto de socialistas. Não entendemos porque é necessário escolher entre um projeto capitalista com mais ou menos políticas públicas assistencialistas. Esse é um bom critério para quem aposta em um projeto de reformas de estabilização do regime democrático-liberal em países de aberrante desigualdade social. Para socialistas inspirados no marxismo o critério na hora de eleições é um critério de classe. Isso não é maximalismo, nem doutrinarismo, é somente classismo. Não precisamos escolher quem será o mal menor. Podemos anular o voto.

É até paradoxal que haja tanta pressão por parte das direções do PT e PCdB e de uma parcela da intelectualidade porque no recente primeiro turno de 2010, os menos de 1% foram os piores resultados da esquerda radical desde o final da ditadura. Esse paradoxo merece uma explicação. Na verdade, os votos somados entregues ao PSOL, PSTU e PCB não farão diferença, e os defensores de Dilma sabem muito bem disso. A audiência conquistada pelas propostas da esquerda socialista foi muito superior aos seus menos de 1 milhão de votos, em especial, nas grandes fábricas e entre a juventude, onde o respeito pelo empenho da militância tem se expressado nos últimos anos em vitórias sindicais, que demonstram que está em curso nos movimentos sindical, estudantil e popular um processo de reorganização significativo, superando as ilusões no bloco PT/PCdB. Acontece que a maioria dos votos que poderiam ter sido entregues à oposição de esquerda já foram capturados pelo PT no 1º Turno. A pressão pelo voto para derrotar o retorno do PSDB ao poder entre os trabalhadores, e a simpatia pelas propostas de regulação ambiental nas universidades, deslocando votos para Marina, foram, eleitoralmente, devastadoras. Uma parcela importante da classe trabalhadora em setores estratégicos – como entre os metalúrgicos, petroleiros, metroviários, construção civil, professores, bancários, e outros - quer os revolucionários à frente dos seus sindicatos, mas ainda não sente segurança em votar nas eleições nos partidos anticapitalistas.

Votações em segundo turno foram sempre uma escolha tática difícil. Táticas são táticas, isto é, são opções conjunturais e somente isso. A mesma aposta estratégica pode traduzir-se em diferentes opções táticas, dependendo das circunstâncias. A maioria da esquerda socialista, por exemplo, chamou ao voto em Lula em 2002. Compreendemos, porém, que seria a melhor alternativa o voto em Lula, porque essa era a vontade da maioria da classe trabalhadora e, depois de duas décadas de lutas, não queríamos colocar qualquer obstáculo à chegada de Lula à presidência. Oito anos depois, o mesmo critério não faz qualquer sentido.

Não serão, portanto, os 1% que definirão quem será o próximo presidente. Na verdade, o que está em disputa não é o apoio eleitoral a Dilma, mas a atitude que a oposição de esquerda terá diante do novo governo: um voto crítico em Dilma sinaliza uma disposição de apoio crítico ao futuro governo da coligação PT/PMDB. Oxalá esse não seja o caminho daqueles, como os deputados eleitos pelo PSOL, que já anunciaram o voto em Dilma. Mas, esse é o perigo. Ilusões perigosas se disseminam nas bases eleitorais da oposição de esquerda quando se decide pelo mal menor. Por isso, tem muito valor a declaração de Plínio de Arruda Sampaio pela anulação do voto no segundo turno. Tem igual mérito a mensagem de Heloísa Helena. A esquerda anticapitalista não pode ter como estratégia ser uma fração externa do PT que exerce pressão pela esquerda. Sua estratégia deve ser a construção de uma oposição revolucionária ao governo Dilma.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Em defesa da escola Santa Rita.

Hoje realizamos o ato na frente da prefeitura de Gravataí, votado na assembleia de sábado, em defesa da escola Santa Rita.


Participaram da atividade, organizada pelo CPERS, estudantes e professores da escola e comunidade da COHAB A, que estão firmes na luta para manter a escola normalmente funcionando, pois a intenção da prefeitura é, gradativamente, terminar com o ensino médio primeiro e depois com o fundamental, colocando no lugar cursos técnicos federais.
Chegamos com quatro ônibus lotados e ocupamos a praça central que fica em frente à prefeitura, logo de inicio forçamos auto-agenda com a prefeita que foi obrigada a receber uma comissão.


Cobramos na reunião a abertura das vagas para o primeiro ano do ensino médio na escola, pois a prefeitura não está ofertando a escola Santa Rita, na lista da central de vagas. E o prazo para as matrículas termina nesta sexta-feira, dia 29/10.
Como a prefeita Rita mantém a política de fechar a escola, alegando que lá funcionará uma escola técnica estamos diante de um impasse, em que a solução passa por inicialmente reabrir as vagas normalmente, congelando temporariamente o processo de federalização da escola, e no próximo ano exigir mais recursos federais ou estaduais para resolver definitivamente a situação.

A comunidade e a cidade querem a escola técnica federal, mas sem prejuízo nenhum para os atuais e futuros estudantes da escola Santa Rita.

A luta vai continuar, a comunidade não vai aceitar assim, sem lutar, o fechamento de uma escola de 23 anos que tem mil e quinhentos estudantes.

Parabéns aos estudantes e comunidade que realizaram um ato em defesa da escola pública para os filhos dos trabalhadores.

domingo, 24 de outubro de 2010

A comunidade pode derrotar a Rita e manter aberta a escola Santa Rita!

Derrotamos a Yeda é possivel derrotar a Rita.


Nós trabalhadores da educação estadual, realizamos nestes últimos quatro anos uma guerra contra um governo muito ruim para educação e demais serviços públicos, a Yeda foi à representante maior dos ricos e poderosos deste estado e colocou os recursos do estado a atender estes senhores.

Para, além disso, tentou retirar mais dinheiro das áreas sociais para sobrar, ainda, mais saciando a ganância da elite deste estado. Na educação tentou acabar com os planos de carreira dos professores, tentou de diversas formas e métodos, utilizou a mentira para enganar a população e a força para tentar calar os trabalhadores em educação, fomos recebidos todas às vezes na frente do Piratini com tropa de choque, cachorro, cavalos e até bomba.

Temos que lembrar também que a Yeda tinha uma base grande na assembleia legislativa, PMDB, PP, PTB além do PSDB e DEM, podia, portanto aprovar todos os seus projetos.

E por último teve ao seu lado os grandes grupos de comunicação, olhando este quadro parece que não tinha alternativa, uso da força, mídia, confusão da população e apoio no parlamento, uma combinação favorável a Yeda.

Só que tinha um componente que não foi bem avaliado pelo governo Yeda, a disposição para lutar dos trabalhadores em educação, que não mediram esforços para derrotar uma representante do pior da política deste estado e país que estava destruindo a educação pública.

A Yeda foi derrotada por uma categoria organizada por uma direção combativa. A direção atual do CPERS conduziu a luta no sentido de que para além da construção de apoio institucional era preciso colocar em marcha, nas ruas a defesa da escola pública.

Esse pequeno relato é só para dizer que mesmo nós tendo as dificuldades que tínhamos, mesmo tendo pouco tempo para organizar a luta e não tendo muitas vezes o apoio da comunidade, vencemos! Derrotamos um governo e seus planos contra população.

O Santa Rita é nosso! Tire sua mãos dona prefeita.

Portanto a luta em defesa da Santa Rita parte de um quadro favorável para a manutenção da escola. Apesar de a dona prefeita recorrer a métodos semelhantes à Yeda, tentando enganar a população com panfletos e tendo apoio da mídia local, tem do outro lado a disposição de luta dos professores e funcionários o apoio forte da comunidade escolar. Este último é um componente de qualidade, se nós trabalhadores da educação estadual, na nossa luta contra a Yeda, tivéssemos a comunidade ao nosso lado, como hoje pode contar a escola Santa Rita, já teríamos varrido a Yeda há mais tempo deste estado.

O apoio da comunidade fundamental para legitimar a luta justa dos colegas do município, aqui não se trata de defender a permanência de quem quer que seja na direção da escola, este argumento é rasteiro e sem sentido, nossa luta é pela permanência da escola atendendo os mil e quinhentos estudantes da comunidade.

Estamos do lado da comunidade contra esta insanidade da Rita e imbecis de plantão!

Sem ilusão no governo Tarso!
Uma palavrinha inicial sobre o futuro governo, nós não achamos que o governo Tarso será bom para educação, e não só pela composição de seu governo, nem por ser da ala mais direita do PT, mas mais por duas situações concretas, a primeira é por já ter dado diversas declarações comprometendo-se com agendas e propostas  de empresarios, como a agenda 2020, outra situação é que Tarso já foi ministro da educação e escreveu o PDE, que entre outras coisas instituiu a meritocracia como parâmetro para ajustar os planos de carreiras dos trabalhadores em educação, nos municipios e estados.



Ato público na quarta-feira, dia 27.

Nesta quarta, ao meio dia, participe do ato na frente da prefeitura, vamos mostrar nossa indignação contra a atitude da dona Rita de querer fechar uma escola!

sábado, 23 de outubro de 2010

Assembleia do Santa Rita decide: ato público na quarta!




A assembleia deste sábado na escola Santa Rita, que reuniu perto de quinhentas pessoas, definiu, entre outras deliberações, realizar um ato público na próxima quarta-feira, dia 27 às 11 horas na frente da prefeitura.

A comunidade não aceita o fechamento da escola e vai demonstrar isso mais uma vez, agora diretamente
para quem precisa ouvir a prefeita Rita Sanco.


É um absurdo o que a prefeitura do PT quer fazer, utilizando um argumento que precisa economizar quer fechar uma escola.

Não existe argumento que se sustente nada justifica fechar escola, a prefeita tem rever sua atitude.

Não dá mais para enrolar, primeiro era a vinda dos cursos federais e agora diz que faltam recursos para as series iniciais.

Chega! Todos ao ato público de quarta-feira!

Vamos demonstrar nossa indignação e derrotar esta política tresloucada da prefeitura do PT.

O recado já foi dado, mas vai ser reforçado na quarta-feira:

O Santa Rita é nosso, dona prefeita tire as mãos da escola!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pela manutenção do ensino médio no Santa Rita

A atual prefeita da cidade e professora aposentada Rita Sanco quer economizar fechando o ensino médio do Santa Rita!
É a única escola do município que tem ensino médio, perto de 1300 estudantes ficarão sem escola inchando ainda mais as já superlotadas escolas estaduais do entorno.
Entenda o caso e some-se na manutenção do ensino médio da escola Santa Rita.

Prefeitura admite: quer se livrar do ensino médio

Na quarta-feira, dia 20, houve uma reunião, entre representantes da escola, do governo federal e da prefeitura com o promotor público de Gravataí.
O encontro permitiu fortalecer a verdade sobre a intenção da prefeita em relação à escola Santa Rita, que é, e sempre foi, de se ver livre da única escola de ensino médio do município e com isso fazer economia na educação.
O argumento inicial, para fechar o ensino médio, era a vinda da escola técnica e para isso precisava do prédio do Santa Rita para instalação dos cursos, inclusive foram distribuídos panfletos com os possíveis cursos, enganando a população. Na reunião desta quarta-feira o representante do governo federal salientou que nunca estiveram confirmados os cursos e se viessem seriam só para 2012. A Rita sabia disso, e utilizou este argumento para tentar dividir a comunidade e implementar a política parecida com a Yeda, de fechamento de escolas.

Que feio Rita, mentindo para a população!

Fechar escolas é um retrocesso, é uma lógica das políticas neoliberais, que buscam retirar recursos das áreas sociais para garantir lucros de empresas por meio de subsídios e investimentos, políticas combatidas desde sempre por um PT das antigas, que não existe mais, infelizmente.

A reunião e a verdade sobre a escola

Na reunião a representante da Rita deixou evidente a intenção da prefeitura: ECONOMIZAR COM A EDUCAÇÃO!

Isso foi à própria representante da prefeitura que disse, reproduzindo a nova versão para tentar legitimar o fechamento da escola Santa Rita, ou seja, na nova versão os recursos que iriam para escola seriam utilizados para atender séries iniciais.

Todos e todas a asssembleia, é no sábado às 18 horas!

É preciso comparecer a assembleia de sábado na escola Santa Rita na Cohab A, para que possamos definir novas estratégias de pressão sobre a prefeitura, juntamente ao dialogo é preciso demonstrar a insatisfação com esta medida nociva aos interesses da população de Gravataí.

Esta na hora de botar o bloco na rua, realizar um grande ato público em conjunto com outras escolas que serão atingidas pelo fechamento da escola e pensar seriamente em um acampamento na frente da prefeitura.

É preciso dar dimensão ao crime que será cometido contra a educação no município pela prefeitura do PT, chamar a atenção da comunidade da cidade e do estado, até que Rita reveja sua posição arrogante.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A ESQUERDA SOCIALISTA E O SEGUNDO TURNO

Polarização entre Dilma e Serra esquenta debate sobre a melhor forma de combater a direita

Eduardo Almeida Neto da Direção Nacional do PSTU e editor do Opinião Socialista

Está havendo uma pressão grande do governo e seus apoiadores no sentido de votar na Dilma “para evitar a volta da direita”. Temos acordo completo com a luta contra a oposição de direita. Somos radicalmente contra a volta da turma do FHC. Os governos do PSDB foram fundamentais para introduzir o neoliberalismo no Brasil, com privatizações e ataques aos direitos dos trabalhadores. Por isso, o PSTU atacou com clareza este partido na TV e teve o programa final da campanha presidencial retirado do ar, a pedido de Serra.

Mas lutar contra a direita não significa votar em Dilma Rousseff. Não podemos adotar a luta unicamente contra Serra, sob pena de capitular à pressão da colaboração de classes praticada pelos governos do PT.

Infelizmente o PSOL acabou cedendo a essa pressão e está defendendo nesse segundo turno o “Não à Serra”, o que significa, na prática, o chamado ao voto em Dilma Rousseff. Os três deputados federais e um dos dois senadores eleitos por esse partido apóiam explicitamente a candidatura Dilma nesse segundo turno. O PCB também se definiu pela mesma posição. Isso, na prática, legitima a falsa polarização entre os dois projetos majoritários da burguesia. Reconhece na candidatura Dilma a expressão da “esquerda” nessas eleições, o que é completamente equivocado.

Tanto Serra quanto Dilma vão atacar os direitos dos trabalhadores

Nessa campanha, a direita – entendida como a representação da grande burguesia –não está representada apenas por Serra, mas também por Dilma. No Brasil, as grandes empresas estão divididas nas eleições. Um setor apóia Serra, o que é mais do que evidente nas empresas de TV e nos principais jornais. Mas a maioria do grande capital, no entanto, que inclui os banqueiros, as multinacionais, os governos imperialistas, apóia política e financeiramente as duas campanhas.

As duas são financiadas pela grande burguesia. A campanha de Dilma arrecadou bem mais que a de Serra, até agora. O dólar se manteve estável nas eleições, estando abaixo de R$ 1,70. Todos lembramos do dólar perto dos R$ 4 nas vésperas das eleições de 2002, quando a burguesia ainda temia o que podia ser o governo Lula. Agora o grande capital confia no PSDB... e no PT.

Votar Dilma ou Serra é manter o plano econômico neoliberal aplicado por FHC e continuado por Lula. É manter bloqueada a reforma agrária, como aconteceu no governo FHC e também no de Lula. É aceitar a ocupação militar do Haiti defendida por Dilma e Serra.

Votar em Serra seria votar junto com FHC, Cesar Maia, Yeda Crusius, velhas figuras da direita desse país. Votar em Dilma seria votar junto com Maluf, Collor, Sarney, Jader Barbalho, outras velhas figuras da mesma direita.

Não existe um “mal menor” nesse segundo turno. Votar em Dilma ou Serra vai fortalecer um deles para atacar com mais força os direitos dos trabalhadores. Um governo do PSDB ou do PT vai atacar duramente os trabalhadores quando a crise econômica internacional chegar novamente ao Brasil. Tanto um como outro já anunciaram sua disposição de aumentar a idade mínima para a aposentadoria. Cada voto dado em Dilma ou Serra é uma força a mais que eles terão para aplicar uma nova reforma da Previdência.

Por vezes, é necessário saber ficar em minoria, quando é necessário. O PSTU defende com clareza o voto nulo nesse segundo turno, e chama os outros partidos de oposição de esquerda socialista a se somarem a essa posição. Essa é a melhor maneira de começar a preparar a luta direta dos trabalhadores contra o novo governo eleito.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estudantes franceses entram de cabeça na greve geral contra reforma da Previdência

                                                    Mobilizações contra Sarkozy se radicalizam

Da redação do Opinião Socialista.

Manifestação em Marseille

• A França balançou nesse dia 19 de outubro, sexto dia de greve geral desde setembro contra a reforma da Previdência do governo Sarkozy. Segundo as entidades sindicais envolvidas nas mobilizações, algo em torno de 3,5 milhões de franceses foram às ruas em 260 manifestações todo o país protestar contra a medida que aumenta a idade mínima para se aposentar e o tempo de contribuição.

Com as refinarias e boa parte dos portos paralisados, o país já sente os efeitos do desabastecimento, além de ter setores do transporte, como as ferrovias e parte dos serviços aéreos parados. Segundo o jornal Le Monde, 60% dos comboios ferroviários estão paralisados. Os caminhoneiros também aderiram massivamente aos protestos.

Junto a isso, o combativo movimento estudantil francês entrou de cabeça nas mobilizações, paralisando as atividades nas escolas e universidades e enchendo as ruas com centenas de milhares de jovens. Segundo a entidade de estudantes secundaristas FIDL, mais de 1.200 liceus se mobilizaram, parando algo como 850 colégios, um recorde nessa jornada de greves e mobilizações.

Repressão

Após se manter intransigente em relação ao ataque às aposentadorias, o governo do direitista Nicolas Sarkozy elevou o tom contra os manifestantes. Em Lyon e Nanterre (periferia de Paris), a polícia reprimiu brutalmente os manifestantes. ”Essa reforma é essencial. a França se comprometeu a fazer e a França irá implementá-lo”, disse o presidente. Ele afirmou à imprensa que “tomará medidas” contra o desabastecimento, deixando transparecer que deve aumentar a repressão contra as mobilizações.

Posição que foi reforçada pela ministra da Justiça, Michèle Allion-Marie, que prometeu atuar com “firmeza” contra os manifestantes. A reforma faz parte do plano de austeridade adotado pelos governos europeus para conter os déficits provocados pelas políticas de ajuda e subsídios ao mercado financeiro durante a crise desatada em 2008.

Com a explosão do gasto público e o inevitável aparecimento de profundos rombos, os governos agora jogam a crise nas costas dos trabalhadores, promovendo reformas trabalhistas e previdenciárias como forma de reduzir gastos.

Movimento se radicaliza

O governo Sarkozy, aturdido com o aumento e radicalização das manifestações, ao mesmo tempo em que se mostra intransigente com os ataques, já sinaliza possíveis recuos. As mobilizações, porém, só tendem a se radicalizar. Segundo um instituto de pesquisa francês, mais de 70% da população apóiam os protestos.

Não é só o desabastecimento que tira o sono de Sarkozy. A entrada em cena da juventude francesa e a radicalização do movimento trazem de volta as cenas dos protestos protagonizados pelos jovens das periferias de Paris, em 2005. Lembram ainda das manifestações contra a Lei do Primeiro Emprego, dois anos depois.

Além de incomodar o governo, a radicalizada juventude francesa incomoda ainda as direções das burocracias sindicais, que temem um confronto direto com o governo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Greves contra a reforma da previdência paralisam a França.


Dia 20/10 quarta-feira, entrará em votação a reforma da previdência de Sarkozy que eleva de 60 para 62 anos a idade mínima para aposentadoria, e de 65 para 67 anos para o benefício integral, na pratica ninguém se aposentará com menos de 67 anos.

Os trabalhadores franceses intensificam a luta contra este ataque do governo e já começou a faltar combustível e as filas nos postos são enormes. Os caminhoneiros bloquearam as estradas e depósitos de combustível e as refinarias estão paradas. Navios petroleiros foram impedidos de recarregar e a greve ameaça também o transporte aéreo.

Os trabalhadores franceses do setor de petróleo desafiaram nesta segunda-feira o governo, que exige o retorno ao trabalho para terminar com a falta de combustível, e intensificaram a luta contra o plano do presidente de aumentar o tempo de aposentadoria, além disso, cresce a adesão dos jovens aos protestos dos trabalhadores, numerosas concentrações estudantis por todo o território francês provocaram o fechamento de centenas de institutos e enfrentamentos com a Polícia em Lille e Roubaix (norte), Mulhouse e Rennes (noroeste), Lyon (leste) e Marselha (sul), e nos arredores de Paris.

A união de trabalhadores e estudantes já mostrou sua força na França no “Maio de 68”, movimento impulsionado por estudantes, onde os trabalhadores denunciavam à exploração do sistema capitalista e os estudantes a truculência do governo, os mesmos componentes que tencionam o movimento atual.





Todo apoio à luta dos trabalhadores e estudantes franceses!

domingo, 17 de outubro de 2010

O PV declara: não está a venda, só para aluguel!

A candidatura da Marina do Partido Verde foi uma invenção do Serra, que deu certo, tirou votos da Dilma, e agora o PV define sua posição para o segundo turno, não definindo nada, e dá o recado para quem ainda não entendeu: o PV não é para venda, só para aluguel.

Segue trecho de matéria da Folha de São Paulo da antevéspera das eleições:

O virtual candidato ao palácio da Alvorada pelo PSDB, José Serra, governador de São Paulo, usará o PV (Partido Verde) como legenda de aluguel para lançar a candidatura de Marina Silva (PT) e ex-ministra do governo Lula com o objetivo de tentar barrar o crescimento da candidata do PT, Dilma Rousseff.

As lideranças do PV, como sempre, se deixarão seduzir pelo encantamento do jogo político em detrimento do ideal partidário de sua militância.”

Segue matéria da Folha de São Paulo.

“Uma investida do governador José Serra (PSDB) pesou para a opção do PV pela candidatura própria à Presidência no ano que vem. Com potencial de abalo sobre a campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), a ideia de candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à sucessão presidencial teve também origem no flerte de tucanos e democratas com o PV.

Dividido, com uma cadeira no ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outra no governo Serra, o PV teme a deflagração de um racha. Daí, a opção pela candidatura.

Presidente do PV do Rio e um dos articuladores do acordo pelo qual Marina deixaria o PT para concorrer à Presidência, o vereador Alfredo Sirkis admite que, além do interesse de registrar a marca do partido na disputa, o risco de implosão foi levado em conta.

“Uma coisa é administrar divergências por 15 dias [no segundo turno]. Outra é um ano de pancadaria”, reconheceu.

Serra -que tem o secretário municipal Eduardo Jorge entre os principais aliados- intensificou a ofensiva sobre o PV neste ano, ao acomodar o partido na Secretaria de Ação Social. Ele insiste para que Fernando Gabeira seja seu candidato ao governo do Rio.

Dizendo não ter “tanta certeza de que a candidatura dela seja ruim para Serra”, Gabeira se reúne hoje com Marina.

Ontem, Marina afirmou que está avaliando a proposta do PV, mas que não irá prolongar o período de análise. Em São Paulo, ela criticou ministérios que impuseram dificuldades a ações ambientais durante sua gestão no Meio Ambiente. Ela ressaltou que leva em consideração o fato de nenhum partido ver a questão como estratégica -inclusive o PT.

O PV é um partido de aluguel, faz parte das agremiações políticas que se firmam e se constroem para servir para ajudar outro partido nas eleições, tirando votos ou acusando e caluniando determinado partido, para não desgastar o partido que esta apoiando. E que tem na sua direção o Zequinha Sarnei, filho do Sarnei.

Um partido de legenda de aluguel é assim, procura crescer visando colocação nos governos, busca cargos e dinheiro.



A burguesia e seus poetas!

Participando de uma atividade da escola Padre Nunes, na sexta-feira, percebi que o distanciamento, de parte, da elite do processo eleitoral é estratégico. A atividade foi para ouvir um autor sobre a reedição de seu livro.

Inicialmente o mesmo lembrou que um artigo seu, publicado em uma revista famosa,  provocou a ira do último presidente militar, precipitando inclusive uma possível renuncia, o que não ocorreu, claro que as razões que mantiveram até o fim o presidente general, Figueiredo, foram outras.

O autor se referiu a sua experiência de vida e suas viagens, até ai tudo bem, mas quando   avaliou o cenário político atual demonstrou um estratégico distanciamento, a frase sobre o segundo turno foi: “... temos duas candidaturas progressistas, uma ex-guerrilheira e um ex-exilado político...”, para ele quem ganhar fará um governo progressista.

Retirando a hipótese de que não estava sutilmente apoiando Serra, pois a atividade foi patrocinada pela Caixa Federal, controlada pelo governo Dilma, o autor não esta fazendo a leitura correta da realidade. Uma razão é de que sua sobrevivência sempre esteve garantida, independente do governo de plantão, ou seja, o autor pertence à classe que é economicamente favorecida e que se mantém distante dos principais problemas sociais, assim sua avaliação sobre as alternativas eleitorais são superficiais e não se aproximam da vida real.

Outra razão, menos provável, é que os poetas fazem a leitura da vida mais romântica, suave e desprovida de critica, é mais contemplativa sua avaliação, como alguém que está assistindo um filme e depois vai opinar a respeito. Ora negar as contradições sociais é fingir desconhecer a realidade e manter conscientemente o abismo social. Mas isso é mais uma estratégia burguesa, ou seja, ter seus eruditos sempre prontos a confundir a exploração que mantém sua fartura.

É obvio que o Serra é o principal representante da elite, mas a Dilma não fica atrás, as duas candidaturas representam a continuidade de um sistema excludente, ganancioso e opressor, o capitalismo. Dilma ou Serra serão “progressivos”? Pode ser, mas não para a população pobre, e sim para os ricos, pois garantirão a manutenção dos privilégios da classe social do autor, a burguesia.
  

sábado, 16 de outubro de 2010

A DISPOSIÇÃO PARA LUTAR SAIU FORTALECIDA DA CAMPANHA!

Muito obrigado pelos 2.940 votos e pelas centenas de pessoas que nos ajudaram espontâneamente na campanha do PSTU.

Agradeço, em meu nome e do PSTU, a você colega que pediu voto para seus familiares e amigos, também aos estudantes que apresentaram o Professor Manoel como alternativa eleitoral e aos demais apoiadores de Gravataí. Muito temos que fazer, mas agora com ânimo redobrado pelos milhares de votos e apoiadores que conquistamos!

Nossa campanha foi concentrada em Gravataí e fomos recompensados pelo resultado que obtivemos dentro de um cenário político geral pouco favorável e da competição completamente desigual que enfrentamos das máquinas eleitorais milionárias dos outros partidos. Fazer 1% dos votos em Gravataí é algo que “não tem preço”. Além da ótima votação que recebi a companheira Vera Guasso, candidato ao Senado fez 56.855 votos dos quais 1.980 em Gravataí, o que muito nos orgulha e mostra o crescimento do PSTU em nossa cidade.

Seu voto e apoio fortaleceu nossa disposição de continuar na defesa dos interesses da classe trabalhadora e na luta por uma escola pública de qualidade.

VOTAÇÃO DO PROFESSOR MANOEL FORTALECE UMA ALTERNATIVA POLÍTICA DIFERENTE EM GRAVATAÍ.

Nosso partido é diferente dos demais. Não pagamos ninguém para fazer política. Nossas idéias e propostas são defendidas por quem acredita nelas. Não pegamos dinheiro de empresários para fazer campanha eleitoral, para não ficar com o rabo preso com ninguém. Nossos candidatos são trabalhadores que participam das lutas de suas categorias, portanto foram testados e estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores e da juventude.

E o que também nos diferencia e que mantém esta sintonia é o combate aos privilégios, nossos candidatos continuarão depois de eleitos com os mesmos salários de antes, não mudaremos nosso padrão de vida, continuaremos com as mesmas condições materiais mantendo portanto a mesma consciência política.

Este é o PSTU, um partido que você vai ver nas lutas e nas ruas, seu voto fortaleceu nossa organização, que está aberta para receber sugestões criticas, venha conversar com a gente.

Venha ser um militante socilaista, entra para o PSTU. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mais um motivo para anular o voto!

Mais um motivo para anular o voto foi à visita de Serra ao estado, pois o candidato do PSDB veio ao estado e quer o apoio do PMDB. Na reta final das eleições os candidatos, a presidência do país, procuram fechar alianças garantindo mais votos e apoio de outros partidos. Não seria estranho o PSDB conversar com o PMDB, aliás, o PMDB, não ficou de fora de nenhum governo nacional até hoje, e, além disso, estes partidos estão do mesmo lado, ou seja, defendem os interesses dos poderosos deste país.
O que precisa de explicação é o fato do PSDB querer apoio do PMDB que tem o vice na chapa do PT. Michel Temer do PMDB é o vice da Dilma, que, aliás, muito estranho nem apareceu na campanha.

As lideranças dizem que o PMDB está dividido, uma banda vai apoiar PSDB e outra o PT, esta estratégia é idêntica aos financiadores das campanhas milionárias, ou seja, os bancos e empresas despejaram milhões nas campanhas do PT e PSDB, um pouco mais para Dilma, até uma forma de agradecer os lucros fabulosos atingidos no governo Lula, só os bancos lucraram R$ 170 bilhões e as empresas quadruplicaram seus lucros. Dessa forma garantem benesses de quem ganhar as eleições, apostam forte, pois sabem que terão garantido o retorno de seus investimentos.
Na verdade, estranha seria outra estratégia do PMDB, pois apoiando as duas candidaturas garantem uma fatia nos cargos, loteamento de ministérios e em todos os  escalões dos serviços públicos.

Com Dilma ou Serra, teremos o PMDB no governo, apoiando os ataques aos trabalhadores, essa é mais uma razão para anular o voto, o próximo governo terá em vários ministérios os insaciáveis do PMDB.
Como nunca antes na História deste país teremos os maiores assaltos aos cofres públicos, será estranho se não for assim.

Franceses voltam às ruas contra reforma da Previdência de Sarkozy

Mobilizações crescem e recebem o apoio dos estudantes

DA REDAÇÃO, do Opinião Socialista.

• Os trabalhadores franceses não aceitarão a reforma da Previdência sem luta. Foi esse o recado dado nas ruas pelos 3,5 milhões de pessoas que se mobilizaram nesse dia 12 de outubro, na maior manifestação já realizada contra o governo Sarkozy. A jornada de mobilizações e greve geral superou o do dia 23 de setembro, quando 3 milhões saíram às ruas, segundo os sindicatos.
As 244 manifestações ocorridas em todo o país exigiam o fim da reforma da Previdência do governo francês, que se mantém irredutível com os ataques. A mobilização, porém, vem crescendo a cada dia. Ao mesmo tempo em que mais franceses saem às ruas contra o projeto, cada vez mais setores também aderem às paralisações.

A reforma da Previdência de Sarkozy atrasa o tempo mínimo para as aposentadorias dos atuais 60 para 62 anos. Para quem não tiver completado os 40 anos mínimos de contribuição (que o governo quer aumentar para 41), a aposentadoria só será possível a partir dos 67 anos (hoje essa idade é de 65). Com a crise econômica e o conseqüente aumento do desemprego e da informalidade, os sindicatos denunciam que, na prática, a idade mínima para a aposentadoria vai ser de 67 anos.

Embora o governo Sarkozy coloque a elevação da estimativa de vida dos franceses como motivo para a reforma, o ataque faz parte de um pacote fiscal para conter o déficit público. A série de pacotes de estímulos concedidos pelos governos ao setor financeiro nos dois últimos anos colocou os países, principalmente da Europa, à beira da bancarrota. Agora, esses governos querem que os trabalhadores paguem pela crise.

Juventude entra em cena

As mobilizações, porém, colocam o projeto de Sarkozy em perigo. A jornada de lutas desse dia 12 contou também com o protagonismo da juventude francesa, com milhares de estudantes marchando lado a lado com os trabalhadores. A participação estudantil assustou o governo, que atacou a esquerda e os sindicatos como “irresponsáveis” por receber o apoio estudantil. O temor não é por menos. Em 2005 a juventude do país foi às ruas e derrubou a famigerada Lei do Primeiro Emprego (CPE na sigla em francês), que flexibilizava as contratações dos jovens.

A reforma da Previdência já foi aprovada pelos deputados e tramita agora no Senado. Espera-se que a votação ocorra ainda nesta semana. A disposição de luta dos trabalhadores franceses, porém, indica não arrefecer. No dia seguinte à greve geral, setores como transportes e as refirnarias permaneceram paralisados. E os sindicatos prometeream um nova jornada de greve e manifestações já para o próximo dia 16, sábado.



sábado, 9 de outubro de 2010

Vitória dos trabalhadores da DANA-Gravataí

Os trabalhadores da DANA-Gravataí mostram o caminho das conquistas!

A DANA é líder de tecnologias para eixos diferenciais, cardans, suspensão, vedação e gerenciamento térmico, e de componentes de reposição originais. A base de clientes da companhia inclui todos os maiores fabricantes mundiais dos segmentos automotivo, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que, em conjunto, produzem mais de 70 milhões de veículos a cada ano. Fundada em 1904 e sediada em Maumee, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana emprega 25.000 trabalhadores em 26 países e obteve vendas de US$ 5,2 bilhões em 2009.

Na América do Sul, a Dana registrou vendas de aproximadamente US$ 1 bilhão e tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela. No total, são 26 operações que empregam 4.500 pessoas.
Presente há 63 anos no Brasil, mantém 13 unidades industriais e 2 Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), com 2.400 trabalhadores e vendas anuais de R$ 845 milhões.

Apesar deste faturamento milionário, em Gravataí a empresa acenou com um reajuste menor do que em Sorocaba, pois aqui o sindicato fechou acordo com as empresas em 7% e lá em Sorocaba foi 9%, os trabalhadores daqui não tiveram dúvidas e passaram por cima do acordo feito pelo sindicato com as empresas.    

Quase 90% dos 1300 trabalhadores da DANA, cruzaram os braços e exigiram o mesmo reajuste de Soracaba. A greve começou na noite de terça-feira, o turno que saiu ficou aguardando o turno da manhã, que aderiu a greve e forçaram negociação com a empresa que cedeu a pressão dos operários, o acordo concede o mesmo reajuste de Sorocaba, com reposição de 7% agora e 2% em novembro, com abono de R$ 500,00 e sem desconto dos dias parados.

Este é o caminho para as conquistas a ação direta dos trabalhadores que, organizadamente, forçaram a negociação com a empresa que obtém lucros altíssimos, impondo um ritmo intenso de trabalho e com a lógica geral das empresas de salários baixos.

Parabéns aos trabalhadores da DANA, mostraram a força dos operários contra a exploração do patrão.



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Que sentimento (des)orienta o voto no Tiririca e Danrlei?

Uma palavrinha mais sobre as novas estrelas do parlamento!

Ouço críticas a população de São Paulo que elegeu o Tiririca, um palhaço, dizem que não tem condições de representação no congresso, aliás, o próprio na campanha usou uma frase que dizia que ele não sabia o que faz um deputado federal.

Concordo, mas não estamos muito longe de São Paulo, pois o que dizer da eleição de um goleiro, o Danrlei? Ele será um representante com condições de exercer um bom mandato no congresso?

Que critério alguém usa para votar nestas figuras?

Sinceramente, acho que até foi bom eu não ter sido eleito, seria muito ruim ter que ficar ouvindo as piadas do Tiririca no cafezinho ou ter que ficar ouvindo as façanhas do Danrlei, e olha que sou gremista.

Mas, bobagens a parte, o sentimento que leva votar nestas figuras ilustres é o mais superficial possível, o critério do voto é nutrido pela emoção e não pela razão, são figuras que emocionaram, divertiram, ajudaram de alguma forma as pessoas a suportar a vida dura que levam.

Claro que se mesclam neste sentimento despolitização e falta de alternativas, além de uma pitada de protesto, por termos uma classe política que se banqueteia da miséria alheia, e é respaldada num sistema eleitoral controlado pelos ricos.

Mas não é só destas figuras que temos que nos preocupar, como também não podemos esperar muita coisa deles, não vão para tribuna divulgar as lutas que estarão ocorrendo nem denunciar as irregularidades do sistema, serão do baixo clero como se costuma falar, a preocupação tem recair sobre os outros 511 eleitos,  na verdade, só mudaram algumas moscas..., pois os eleitos são de partidos que já exercem o poder, que governam o país, estados e cidades e a vida continua ruim, não será no parlamento que vão mudar algo, estão eleitos para representar os interesses dos patrões contra os trabalhadores, uma prova disso será a nova reforma da previdência, acompanhemos a votação dos “representantes do povo”.

Acompanhemos a vida parlamentar das figuras ilustres, com certeza continuarão emocionando, mas o sentimento que irão despertar será outro, muito provavelmente de revolta.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Começa a disputa pela prefeitura de Gravataí em 2012

Marco Alba e Bordignon declaram que querem ser prefeitos de Gravataí

Nem bem terminaram as eleições e os candidatos eleitos, como deputados aqui de Gravataí, já começam a falar na próxima eleição, e é óbvio tentando se diferenciar, como expressam suas entrevistas, só que os dois eleitos vão governar junto este país, se Dilma vencer, seus partidos PT e PMDB, serão os responsáveis pelas políticas que vão atingir toda população.

Mas o que é interessante é o fato da preocupação com a próxima eleição, esta característica é típica de quem faz do processo político uma profissão, os dois não têm nenhum pudor em declarar que o que importa é o calculo eleitoral que lhes garanta a prefeitura da cidade em 2012.

Portanto o projeto que ambos defenderão na assembleia será:

“Como minhas votações ajudarão minha eleição em 2012”.

E não importa o teor das propostas e sim quem propôs, pois as votações de ambos, ao que tudo indica, serão pautadas por uma única estratégia, votar em projetos dos partidos que possam apoiá-los nas próximas eleições em Gravataí.

Tanto um ou outro disputarão quem melhor pode representar os interesses dos burgueses na cidade, mas seus planos terão que enfrentar dois anos de governo, em que o salário continuará baixo, o ritmo de trabalho intenso e com um aumento no tempo para se aposentar, situação que vai se concretizar tanto com Dilma ou Serra.

Defender a candidatura Serra é defender a direita neste país é defender a venda de patrimônio nacional, como FHC fez com a Vale do Rio Doce, por exemplo, é defender o fator previdenciário, portanto Serra é a volta da entrega das riquezas do país aos poderosos, não que Lula tenha revertido a entrega ou tenha modificado leis contra os trabalhadores, longe disso, manteve a venda das riquezas e os ataques aos trabalhadores, o candidato a prefeitura que defende Serra só está tentando se diferenciar, mas não engana ninguém, não é verdade!?

E o verdadeiro voto contra a direita é o voto nulo.
Vejamos os próximos episódios desta novela!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

De volta as atividades!

Estou reassumindo o trabalho nas escolas e na direção do 22° núcleo.

Mais uma vez agradecemos todo apoio que recebemos, nosso resultado nas eleições estaduais e no país fortalece a luta da classe trabalhadora, nossa luta por uma educação pública de qualidade e por uma sociedade socialista.

Nós do PSTU não fazemos qualquer coisa e conchavos pelo voto, nossas campanhas tiveram poucos recursos e foram "esquecidas" pelas mídias, nosso tempo de exposição sempre muito curto e por último não nos convidaram para os debates, além disso, não nos omitimos em apresentar, nos nossos segundinhos, temas polêmicos, sem consenso na população, que muitas siglas consideradas de esquerda simplesmente não tocaram.

Somos um partido organizado no marxismo, seguimos orientações leninistas e trotskistas na nossa conduta política e pessoal, temos história reivindicamos a revolução socialista como verdadeira transformação social.

Neste sentido questionamos esta ordem imposta por uma elite, que vive da exploração dos trabalhadores, nossas campanhas estiveram a serviço deste enfrentamento, nosso maior objetivo é derrotar o capitalismo e instaurar uma nova sociedade no estado, país e mundo.

Esta mesma elite controla as eleições, financia candidatos submissos, candidatos oriundos desta própria elite ou então cooptados para defender seus interesses contra os trabalhadores.

Participamos das eleições para fazer esta denuncia e apresentar uma alternativa para nossa classe e defender o socialismo.

Bem as eleições estão acabando, mas atendendo a pedidos, na verdade um só, vou manter o blog com comentários sobre diversos temas.

Sim para alegria de poucos e tristeza de muitos vou continuar escrevendo, heh!

E não esqueça o voto contra a direita é o voto nulo!

O VOTO CONTRA A DIREITA NO SEGUNDO TURNO É O VOTO NULO

No segundo turno das eleições vão se enfrentar Dilma e Serra. Vai haver uma pressão grande entre os trabalhadores no sentido de votar em Dilma “para evitar a volta da direita”.
O PSTU tem total acordo com a luta contra a oposição de direita. Somos radicalmente contra a volta da turma do FHC. No primeiro turno, o PSTU teve seu programa final cassado pela justiça a pedido do PSDB. Isso ocorreu por termos mostrado que Serra- que atacava Dilma por corrupção- também tinha o rabo preso, por ter apoiado o ex-governador Arruda de Brasília. Isso foi parte de nossa batalha contra a oposição de direita, que ocorreu em todo o primeiro turno.
Mas lutar contra a direita não significa votar em Dilma Roussef. A direita não é representada nessa campanha só por Serra. Direita e esquerda são termos relativos, mas em geral a direita representa a grande burguesia. E hoje, no Brasil, as grandes empresas estão divididas. Um setor apóia Serra, o que é mais que evidente nas empresas de TV e jornal. Outro setor, que inclui uma parte dos banqueiros (talvez a maioria), as multinacionais, os governos imperialistas, apóia política e financeiramente as duas campanhas, com um leve pendor para Dilma.
Não é por acaso que a candidatura de Dilma arrecadou bem mais que a de Serra junto às grandes empresas. Não é por acaso o apoio dos governos imperialistas para marcar aqui as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Tampouco foi um acaso que a cotação do dólar se manteve estável nas eleições, chegando a baixar um recorde inferior a 1,6 reais.
Temos duas candidaturas em defesa do grande capital nas eleições, duas candidaturas de direita. Votar por Dilma ou por Serra é votar na manutenção do plano econômico neoliberal aplicado por FHC e continuado por Lula. É votar contra a reforma agrária que foi bloqueada por FHC e também por Lula. É votar na ocupação militar do Haiti defendida por Dilma e Serra.
Qualquer um dos dois vai atacar os trabalhadores duramente quando a crise econômica internacional voltar a se abater sobre o Brasil. Tanto um como outro já anunciaram sua disposição de mudar a previdência, atacando mais ainda os aposentados. Pense nisso: cada voto em Dilma no segundo turno é uma força a mais para uma nova reforma da previdência. Uma votação em Serra teria a mesma conseqüência.
Votar em Serra seria votar junto com FHC, Cesar Maia, Yeda Crusius, velhas figuras da direita desse país. Votar em Dilma seria votar junto com Maluf, Collor, Sarney, Jader Barbalho, outras figuras da mesma direita.
Por esses motivos, votar contra a direita nesse segundo turno é votar nulo. Chamamos os trabalhadores e jovens que nos acompanham a seguir votando em nossa legenda 16, que agora vai significar um voto nulo.



Direção Nacional do PSTU

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Obrigado pelo apoio!

Total e resultado em Gravataí. 

PSTU 1616

PROF. MANOEL

2.940 77 2,55 %

PSTU 16

Legenda PSTU

2.878 62 2,11 %

 • Alfabética

Partido/Alfabética
Partido/Votos
Votos

Partido Nro Candidato Votos Diferença Dif. (%)

PC do B 6565 MANUELA D AVILA 19.301 0 0,00 %

PMDB 1551 DR. LEVI 16.699 2.602 13,48 %

PT 1300 RONALDO ZULKE 9.145 7.554 45,24 %

PTB 1401 DANRLEI DE DEUS GOLEIRO 7.132 2.013 22,01 %

PSB 4080 STEDILE 6.190 942 13,21 %

PT 13 Legenda PT 4.570 1.620 26,17 %

PSOL 5050 LUCIANA GENRO 4.544 26 0,57 %

PMDB 1566 ELISEU PADILHA 3.974 570 12,54 %

PT 1351 FERREIRA 3.018 956 24,06 %

DEM 2522 ONYX 2.799 219 7,26 %

PRB 1010 WALDIR CANAL 2.655 144 5,14 %

PT 1320 ELVINO BOHN GASS 2.636 19 0,72 %

PSB 4040 BETO ALBUQUERQUE 2.372 264 10,02 %

PV 43 Legenda PV 2.207 165 6,96 %

DEM 2525 MARQUINHO LANG 2.103 104 4,71 %

PT 1311 EMILIA FERNANDES 1.820 283 13,46 %

PSTU 1616 PROF. MANOEL 1.642 178 9,78 %

PT 1307 PIMENTA 1.511 131 7,98 %

sábado, 2 de outubro de 2010

AGORA É PSTU, VOTE 16!


Amanhã encerra mais um processo eleitoral, foram três meses de campanha, da nossa parte queremos agradecer a ajuda e as manifestações de apoio, para nós do PSTU significaram muito, pois reforça nossa disposição de continuar na luta por uma sociedade melhor.

Para nós as eleições são um jogo de cartas marcadas, serão eleitos os candidatos que gastaram milhões, que contrataram cabos eleitorais e que tiveram um tempo maior de exposição nas mídias, são os candidatos financiados por grandes empresas, bancos e donos de terras, serão eleitos para representar os interesses dos patrões contra os trabalhadores.
Participamos das eleições exatamente para apresentar uma alternativa para os trabalhadores, nossas candidaturas estiveram a serviço de apresentar as reivindicações de nossa classe e de denunciar à exploração e dar dimensão as lutas que estão acontecendo e estaremos sempre com os trabalhadores contra os patrões.

Por isso não aceitamos dinheiro dos patrões, nossas campanhas foram financiadas só por trabalhadores, que participaram de nossas atividades,  foi nossa militância e nossos apoiadores e apoiadoras que colocaram as campanhas nas ruas, que colocaram nossas faixas, pintadas a mão, nas suas casas, muito nos orgulha todo e qualquer apoio que recebemos, porque fortalece a luta contra a exploração dos patrões.
Queremos seu voto, votar nas nossas candidaturas potencializa a luta para avançar sobre o lucro e a ganância dos ricos, nós é que produzimos a riqueza com nosso trabalho, é justo que façamos uma distribuição melhor do que produzimos com nossas mãos e suor.
Votar nos candidatos do PSTU é sinalizar para os patrões sua indignação, votar em nossas candidaturas é protestar contra a injustiça imposta por uma sociedade controlada por uma elite rica, hipócrita e insensível aos nossos interesses.

É a primeira vez que participo das eleições como candidato. Tenho um muito orgulho de poder representar o PSTU e de ser o porta-voz dos homens e mulheres que constroem esta organização e de aparecer do lado de camaradas, reconhecidos por sua dedicação há mais tempo a nossa classe, a Vera, o Zé e o Julio.

Vote em nossas candidaturas, vote no16 para fortalecer nossas reivindicações, o voto no PSTU é o voto contra o patrão.